Dá Gosto Ser do Ribeira

Vale do Ribeira começa a receber as primeiras ações do projeto “Dá Gosto Ser do Ribeira”

Prateleiras com produtos de artesanato e gastronomia da região serão espalhadas em estabelecimentos comerciais em estratégia de cobranding para alavancar os produtos da região e aumentar as vendas

Na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 17h, acontece no Ribeira Hub, em Registro, a inauguração da primeira prateleira “Dá Gosto Ser do Ribeira”, com a exposição de produtos de artesanato e gastronomia típicos da região. O lançamento faz parte de uma das ações do plano de economia criativa desenvolvido pelo Sebrae-SP e a Garimpo de Soluções para a promoção marca-território, dos destinos turísticos e dos produtos locais. 

Conhecida como cobranding, essa é uma estratégia de associação entre marcas distintas para somar expertises complementares em ações institucionais ou comerciais, sempre e quando haja afinidades entre seus posicionamentos. “Queremos potencializar a valorização dos produtos regionais aumentando o espaço de divulgação e gerando novas oportunidades de receitas para os pequenos produtores locais, seja com o aumento das vendas ou em novas possibilidades em outros modelos de negócios”, explica a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos. 

Além de utilizar cobranding previsto no plano Dá Gosto Ser do Ribeira, esta ação envolve ainda outros pilares do projeto, como a promoção do artesanato local, o aumento da atratividade dos produtos locais a partir do trabalho de aprimoramento de rótulos, embalagens e displays dos produtos, bem como o fomento aos sabores típicos da gastronomia do Vale do Ribeira. Além desta primeira prateleira no Ribeira Hub, outras serão inauguradas na região ainda em 2020. 

Para a empreendedora proprietária do Ribeira Hub, Ana Paula Nogueira de Carvalho, o espaço foi pensado tanto para a demonstração de produtos do Vale e a valorização da cultura regional, quanto como uma forma de agradecimento ao Sebrae-SP. “Essa foi uma forma que encontramos para agradecer por todo o apoio que já nos deu em todas as nossas quatro empresas. Somos outras pessoas, como empresários e como empresas, depois do apoio do Sebrae-SP”, comenta. 

Sobre o projeto

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, realizado pelo Sebrae-SP e pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região. Conta com o apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais. O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo. Para baixar as logomarcas e o manual da marca “Dá Gosto Ser do Ribeira”, por favor acesse: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/l/XQLqd5ABF1114