Inscrições abertas

Sebrae-SP vai selecionar 60 startups digitais para programa gratuito de pré-aceleração

Startup SP tem duração de quatro meses e oferece workshops, mentoria de acompanhamento e desenvolvimento do negócio, conexão com ecossistema e mentoria com parceiros de mercado

O Sebrae-SP vai selecionar 60 startups de seis regiões do Estado de São Paulo para participar do Startup SP, programa gratuito de desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação do modelo de negócio. As inscrições estão abertas para as regiões de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Paulo e Sorocaba. Serão selecionadas dez startups em cada região. Em Piracicaba, o programa é específico para as agtechs, empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio.

O programa tem duração de quatro meses e oferece workshops, acompanhamento do negócio, conexão com ecossistema e mentoria com parceiros de mercado. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro pelo site http://startup.sebraesp.com.br/.

O foco do programa, que já atendeu mais de 200 startups em dois anos, é selecionar startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizem a tecnologia digital como ponto central do seu modelo de negócio e que já tenham realizado interações iniciais com seus clientes para validações da problemática e MVP (mínimo produto viável). Para participar do programa é necessário que a startup tenha uma equipe com no mínimo dois fundadores, sendo um deles obrigatoriamente da área tecnológica.

De acordo com o coordenador estadual do Startup SP, Leandro Queiroz, um dos diferenciais do programa é trabalhar com startups em estágio de validação ao contrário da maioria dos programas do mercado que buscam startups em fase de tração. “Ajudamos a startup a validar sua problemática ou sua solução. É uma fase de pré-aceleração, de preparação para os estágios futuros”, destaca Queiroz. O programa é gratuito e não cobra participação na empresa.

Seleção
Todas as inscrições passarão por uma seleção inicial. Até 20 startups de cada região serão escolhidas para a banca de pitch e seleção final. Na ocasião, cada finalista terá direito a cinco minutos de apresentação, seguidos de até dez minutos para perguntas e esclarecimentos da banca. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta.

As capacitações e mentorias começam em março e seguem até julho. Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, será realizado o Bootcamp, em São Paulo. “O evento vai reunir todos os participantes para uma imersão empreendedora com workshops, mentorias, bate-papo com investidores e conexão com o ecossistema“, explica Queiroz.

Tags: empreendedorismo de inovação