Evento

Sebrae-SP terá centro de economia criativa no Palácio dos Campos Elíseos

Governo do Estado assinou hoje (14) decreto permitindo que construção histórica no centro de São Paulo abrigue espaço voltado para tecnologia, inovação e criatividade

O governo do Estado de São Paulo assinou nesta sexta-feira, dia 14, um decreto que permite ao Sebrae-SP utilizar o Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico localizado na área central de São Paulo, para abrigar o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, que será inaugurado em outubro. O Centro será um “hub” de empreendedores e projetos ligados a tecnologia, inovação e criatividade, com ações voltadas para a produção e disseminação de conhecimento em um ambiente aberto à integração. A expectativa é atender a cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano.

“Será um cartão-postal de São Paulo, aberto à visitação, mas também um grande centro de geração de emprego, renda e inovação”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele também ressaltou a importância do local como parte de um movimento de revitalização dessa região do Centro de São Paulo. 

O espaço também sediará eventos culturais e abrigará a Casa Histórica, um ambiente que vai reproduzir o modo de viver em São Paulo, entrelaçando uma perspectiva histórica de ocupação dos espaços com recursos tecnológicos e audiovisuais. O Palácio dos Campos Elíseos foi inaugurado em 1899 e pertencia ao cafeicultor e político Elias Pacheco Chaves. A residência de 4 mil metros quadrados e quatro andares, localizada na Avenida Rio Branco, tornou-se conhecida pelo seu mobiliário e decoração, que trazia o que havia de mais sofisticado no mundo à época. O palácio foi sede do governo estadual de 1912 a 1965 e, mais recentemente, abrigou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que lá permaneceu até 2006. Desde então, está desocupado.

“Estamos muito entusiasmados com essa ideia de ter um centro dinâmico para a juventude empreendedora”, afirmou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. “Aqui será um polo de encontro entre investidores e empreendedores da economia criativa”, completou.

A inauguração dos espaços será feita em mais de uma etapa. Em outubro, serão abertas as áreas de atendimento e capacitação, a Residência dos Empreendedores (ambiente de coworking) e a incubadora de projetos. A partir de 2018, estarão em funcionamento a Casa Histórica, o MediaLAB e espaço para exposições e desfiles. O projeto – que respeitará a arquitetura e a história do local – também prevê um espaço de convivência.

Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o local vai permitir o desenvolvimento de negócios em uma das áreas da economia que mais cresce no mundo hoje. “As cinco maiores empresas do mundo hoje são da área de tecnologia. Inspirados pelo Silicon Valley, quem sabe aqui não poderemos ter um Elíseos Valley”, disse.

Veja mais fotos do evento no link: www.flickr.com/photos/sebraesp/albums/72157683577030123/with/35790739421/.

Tags: Empreendedorismo, Evento, Parceria