RetomaSP em Campinas

Sebrae-SP realiza palestras e oferece atendimento em evento gratuito em Campinas

Ação fez parte do programa RetomaSP, iniciativa do Governo de SP que aconteceu simultaneamente no Expo Dom Pedro e no Largo do Rosário

Nesta sexta-feira (17), o Sebrae-SP esteve presente realizando atendimentos durante o RetomaSP, iniciativa do Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com diversas instituições do Estado. O evento ocorreu das 9h30 às 17h de forma simultânea no Largo do Rosário e no Expo Dom Pedro.

“O RetomaSP é uma ação capilarizada entre o poder público, que tem capital político e institucional, e o setor privado que determina o crescimento econômico. Juntos somos mais fortes no combate à pandemia e na retomada da economia. Onde houver um brasileiro, nós temos que estar ao lado para ajudar e apoiar”, declarou o governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Largo do Rosário

No Largo do Rosário, o Sebrae-SP realizou capacitações em empreendedorismo, orientações sobre regularização do MEI, linhas de crédito para MPEs e atendimentos diversos em gestão e abertura de empresas em tendas e no Sebrae Móvel. Já na Expo Dom Pedro, palestras de inovação e políticas públicas empreendedoras deram o tom da tarde.

Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, é um privilégio para o Sebrae participar do RetomaSP oferecendo inclusão e apoio às pessoas mais desfavorecidas e também a empreendedores e empreendedoras que estavam passando dificuldades durante a pandemia. “Estamos batendo recordes de atendimento, com mais de 14 mil diários em todo o Estado de SP. Na região de Campinas já foram mais de 50 mil em 2021, sendo 9 mil apenas no programa Empreenda Rápido. Também estamos ampliando a presença do Sebrae, passando de 20 para 25 unidades do Sebrae Aqui na região até o fim do ano”, comemora.

Carlos Leonardo Zago, por exemplo, foi um dos empreendedores que passou por atendimento no Largo do Rosário. Dono de uma empresa que presta serviços administrativos e de gestão, Zago procurou por linhas de crédito para ter mais fôlego durante a retomada. “Estamos tendo um aumento significativo em nossas demandas e esse crédito vai nos oferecer mais recursos para melhorar o atendimento”, comenta. “O Sebrae me mostrou os caminhos necessários para encontrar a linha de crédito ideal para a minha necessidade. Sempre procuro o Sebrae, mas essa foi a primeira vez de forma presencial. Estou positivamente surpreso, pois o atendimento é muito mais completo do que quando procuro esse serviço em bancos tradicionais”, completa.

Expo Dom Pedro

Na Expo Dom Pedro, o consultor de negócios Ricardo Sérgio Martins palestrou sob o tema Inovação: impulsionando SP como hub global. Já a gerente de políticas públicas e relações institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão, abordou o programa SP+ Consórcios destacando o fortalecimento de políticas públicas regionais.

“Estamos muito felizes com a adesão de mais de 500 prefeitos e prefeitas em nosso programa SP+ Consórcios, iniciativa do Sebrae-SP e Governo de SP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional”, comenta Beatriz. “A proposta do projeto é focada modernização administrativa, revisão de códigos de obras, alvarás de construção, compras públicas, cooperativismo e inclusão produtiva, itens que são essenciais para que a oportunidade empreendedora ganhe escala nos municípios paulistas e para que empreendedores e empreendedoras possam usufruir de políticas públicas mais modernas em prol da autonomia financeira e oportunidade de novos negócios”, finaliza.