Solução Setorial

Sebrae-SP capacita empresários do setor Pet em Marília

Em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e AMVEMAR, programa teve como foco melhorar a qualidade dos serviços e a saúde financeira de 27 empresas do setor de clínica veterinária e pet shop

O Sebrae-SP, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a AMVEMAR (Associação dos Médicos Veterinários de Marília e Região), realizou um programa de capacitação em gestão no segmento pet para 27 empresários de Marília. O objetivo do projeto foi melhorar a qualidade dos serviços e a saúde financeira de clínicas veterinárias e pet shops. Os encontros começaram em agosto e se encerraram neste mês de dezembro, com oficinas, palestras e cursos direcionados para o dia a dia destes empreendedores. 

Na prática, cada empresa recebeu um diagnóstico da realidade do negócio, como se fosse a fotografia daquele momento da empresa. A partir desse retrato, foi formada a fotografia do grupo do setor pet. Em seguida, foram definidos os planos de ação e se iniciaram as capacitações com oficinas, cursos e visitas em feiras e eventos do setor. Durante todo o programa os empresários participaram de ações coletivas e consultorias individuais. 

Para a gestora do projeto Priscila Pinato, o fato dos empresários estarem reunidos dentro do mesmo segmento gera uma possibilidade de troca de experiências muito rica. “Eles percebem que as dificuldades podem ser as mesmas e trabalhar coletivamente pode ajudar. Todo projeto tem objetivos, metas e indicadores bem determinados, possibilitando no fim desse período a apuração e a mensuração dos resultados”, comenta. 

Rosenilda do Espírito Santos, uma das 27 empresárias do setor pet que participou do programa, corrobora com essa questão. Ela conta que visitou o Sebrae de Marília para se formalizar, uma vez que gostaria de abrir um pequeno pet shop. Conhecimento técnico em banho e tosa, assim como em produtos pet, ela tinha. Mas gestão de negócios era um problema que pôde ser resolvido. 

“Encontrei no projeto uma oportunidade de aprender e fui surpreendida, pois não só aprendi sobre gestão, como fiz parcerias com os demais empreendedores do setor e conheci novos fornecedores. O que me deixa muito realizada são os resultados na minha empresa. Estou colocando tudo o que aprendi em prática e tem sido muito gratificante”. 

Para o empresário Neto Vieira, o projeto foi ótimo, pois pôde lhe oferecer mais recursos e informações para melhorar a gestão de sua empresa como um todo. “A troca de informações e networking durante o programa foi também muito importante”, conclui.