Vale do Paraíba e Litoral Norte

Sebrae-SP abre capacitação para empreendedores do turismo no Litoral Norte e Vale do Paraíba

Eventos 100% online e gratuitos acontecem neste mês de maio; inscrições já estão abertas

O segmento do turismo representa 3,71% do produto interno bruto (PIB) brasileiro e 3% dos empregos no país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por conta da pandemia houve uma redução do faturamento de 33,6% entre os meses de janeiro a agosto de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019. Pensando em auxiliar as micro e pequenas empresas do setor na recuperação deste faturamento em 2021, o Sebrae-SP, em parceria com diversas instituições da região, oferece o programa gratuito e 100% online “Sebrae Turismo Vale e Litoral Norte”. As ações acontecem neste mês de maio com duas turmas distintas focadas para micro e pequenas empresas do Litoral Norte e do Vale do Paraíba.

O programa tem por objetivo aprimorar os principais controles de gestão dos pequenos negócios do setor, bem como auxiliar na experiência turística, na tecnologia e na inovação. Serão cinco encontros coletivos online, além de consultorias de gestão e técnicas individuais para os participantes que concluírem o mínimo de 75% de presença. Podem se inscrever empresas com CNPJ ativo nas atividades de agências de viagens, campings, guias de turismo, marinas, meios de hospedagem, operadores turísticos, propriedades rurais com potencial turístico e transportadoras turísticas.

Conteúdo e consultorias

Entre os temas que serão abordados nos encontros coletivos estão o comportamento do consumidor de turismo; a incorporação do uso de dados para a tomada de decisões estratégicas; a importância do planejamento para aproveitar o máximo das ferramentas estratégicas do ambiente digital; marketing digital com orientações rápidas e práticas para o crescimento dos pequenos negócios mesmo durante a pandemia; e como exercer a liderança e se posicionar à frente do mercado desenvolvendo parceiros estratégicos e soft skills.

As consultorias gratuitas se dividem entre gestão e técnica. As de gestão possuem até duas horas de duração. O cliente poderá informar a área de interesse para aprofundar o atendimento, sendo elas planejamento, marketing, pessoas, finanças, inovação e empreendedorismo. Já as técnicas, que terão duração de oito a 12 horas, vão aprimorar a atratividade dos destinos por meio de ações junto ao empresariado para aumentar a oferta de produtos e roteiros diferenciados. Serão tratados temas como a melhoria da visitação turística; a captação de recursos; a melhoria do produto artesanal; a inserção digital de negócios do turismo; a avaliação de potencial de equipamentos e atrativos turísticos; o plano de comercialização de negócios do turismo; e a avaliação da qualidade do serviço.

Programação

Os encontros coletivos online vão acontecer sempre das 15h às 17h. Micro e pequenas empresas do Litoral Norte terão os cinco encontros nos dias 11, 13, 18, 20 e 25 de maio. Já a turma de pequenos negócios do Vale do Paraíba terá encontros nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de maio. As consultorias serão agendadas individualmente após a conclusão.

Parceiros

Turismo Conectado Litoral Norte – Consórcio Circuito Litoral Norte, SecTur (Governo Estado de SP) com as Prefeituras Municipal de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba e RA-6 Facesp (Associações Comerciais), Comtur, Sinhores, Associação Brasileira de Industria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABH), Ilhabela Convention & Visitors Bureau e Parque Tecnológico de São José dos Campos. Esta ação pertence ao Projeto Investe Turismo desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Embratur, cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O Litoral Norte foi a região escolhida para ser desenvolvido este projeto. O projeto Investe Turismo está no 2º ano de execução no Estado de SP.

Turismo Conectado Vale do Paraíba – Prefeituras Municipais (Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, Santa Branca, São José dos Campos, São Francisco Xavier, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé), Associações Comerciais via RA-6 Facesp e Parque Tecnológico de São José dos Campos.

SERVIÇO

Programa Sebrae Turismo Litoral Norte

Datas: 11, 13, 18, 20 e 25 de maio

Horário: 15h às 17h

Inscrições: http://bit.ly/programasersjc

Mais informações: WhatsApp: (12) 3519-4835 / e-mail liviasrt@sebraesp.com.br    

Prazo de inscrições: até 07 de maio

Vagas: 300

 

Programa Sebrae Turismo Vale

Datas: 17, 19, 24, 26 e 31 de maio

Horário: 15h às 17h

Inscrições: http://bit.ly/programasersjc

Mais informações: WhatsApp: (12) 3519-4835 / e-mail liviasrt@sebraesp.com.br    

Prazo de inscrições: até 13 de maio

Vagas: 300