Adaptação

Os cuidados extras do setor de eventos para retomar as atividades

Setor de feiras e festas tem protocolo cuidadoso para retomar atividades

Com a pandemia, um dos setores que mais sofreram com a interrupção das atividades foi o de eventos. Em março, foi determinada a paralisação total de festas, shows, feiras, encontros corporativos, entre outros No Estado de São Paulo, tem ocorrido um retorno gradual às atividades de acordo com o Plano São Paulo, mas os eventos estão entre os últimos a terem autorização para voltar. Além disso, a reabertura depende da fase em que a região estiver dentro do planejamento das autoridades.

Independentemente da data em que ocorrer a liberação, o público vai encontrar uma situação diferente da que estava acostumado. Há protocolos sanitários a serem cumpridos, o que afeta a rotina de funcionamento. A seguir, você encontra uma série de orientações para o retorno da forma adequada.

PROTOCOLOS

Transmita as orientações para todos os convidados

Nada melhor do que uma boa orientação com o passo a passo de tudo o que pode e deve ser feito para seguir os protocolos. Faça isso de forma descontraída, de preferência com um vídeo de até um minuto sobre as orientações. Poste-o nas redes sociais e envie para os convidados.

Mostre aos convidados como seus colaboradores atuam

Importante mostrar e praticar tudo o que se orienta, afinal, não podemos falar uma coisa e fazer outra.

Torne a primeira abordagem um momento especial

Se o trabalho for com público infantil, nada melhor do que um personagem realizar a medição da temperatura e já colar um adesivo ou algo que identifique que essa pessoa está bem. Há quem já faça adesivos para colar nas crianças com a foto do aniversariante e a senha do WiFi.

Cabine fotográfica

Todo mundo gosta de tirar fotos nas festas. Se possível, possibilite que esse momento ocorra em seguida ao check-in (medição de temperatura e higienização inicial).

Uso de máscaras

Use máscaras personalizadas com o tema da festa, sugerindo que o convidado troque a que estava usando e todos tenham certeza de que está tudo bem e fiquem personalizados.

Identificação dos locais

Mostre para as pessoas de forma animada o distanciamento e marcação dos espaços; use figuras e cores marcantes.

DICAS PARA RETOMADA

Vídeos do local

Faça vídeos curtos de um minuto com um tour virtual dos principais atrativos do seu espaço e publique nas redes sociais. Você não pode aparecer para o cliente somente no momento da venda.

Ofereça transmissão do evento

Nem todos podem e devem participar dos eventos de imediato, então transmita pela internet para que todos possam acompanhar o evento.

Kit festa

Para as pessoas que vão acompanhar a transmissão online do evento em tempo real, ofereça um kit festa com as mesmas comidas e bebidas que estão sendo servidas na festa.

Faça da festa um evento de cinema

Todo lançamento de filme tem uma superprodução antes, então faça da festa uma superprodução digital. O público está conectado e interagindo muito mais, faça no perfil do Instagram da empresa uma pasta de destaque para que os convidados, amigos etc. possam postar fotos sobre o aniversariante, marcando pessoas, a empresa e dizendo o que significa aquele momento e cortar.

Depoimento

O vídeo de retrospectiva já está saturado, não é? Assim, nada melhor do que as pessoas entrarem ao vivo na festa e dar o depoimento para que todos possam ver.

Divulgue

Por ser algo que ainda não estamos acostumados, faça vídeos dos convidados, dos aniversariantes etc. sobre a experiência com esse tipo de evento. Use esses vídeos para divulgação do serviço para sua rede de contatos. Cuidado com o direito do uso da imagem; tenha a autorização das pessoas antes de divulgar o conteúdo.

Fonte: Eder Max, consultor do Sebrae-SP