Feira do Empreendedor 2019

Feira do Empreendedor oferece atendimento ao MEI

Serviços vão desde tira-dúvidas até formalização, passando por impressão de DAS e orientações sobre microempreendedorismo

Os irmãos Gustavo e Katia dos Santos estavam entre as centenas de pessoas que buscam o espaço de Serviços MEI na Feira do Empreendedor. Foram regularizar o cadastro do CNPJ para incluir uma atividade a mais. Também foram buscar auxílio para emitir uma nota fiscal eletrônica.

O espaço está dedicado aos empreendedores como os irmãos Santos. São duas equipes: uma do CAT da Prefeitura de São Paulo e outra do próprio Sebrae-SP. “O espaço serve para questões burocráticas do MEI, tudo que envolve documentação, desde formalização, alteração cadastral, dar baixa em empresa, encerrar atividades, fazer declaração anual, ou imprimir a guia para pagamento do imposto mensal – o DAS, e também algumas orientações mais pontuais, atendemos tudo por aqui”, explica Jorge Fernando Herrera Fontes, analista do Sebrae-SP e responsável pelo espaço.

Jorge diz que quem quiser aproveitar para se formalizar, é só levar documento de identidade, CPF e declaração de Imposto de Renda – ou Título de Eleitor se for isento da declaração. “É feita uma verificação e se estiver tudo ok, já formaliza, imprime certificado e até a primeira DAS e, depois, o novo empreendedor precisa procurar a prefeitura para alvarás ou outra documentação conforme a atividade que vai exercer”.

Segundo o analista do Sebrae-SP, muitos procuram o espaço não necessariamente para se formalizar, mas buscar orientação e informação sobre MEI, por exemplo, para saber se a atividade planejada se encaixa nessa categoria de microempreendedor individual.

É o caso da Maria Elizabeth Nobrega, que já atuou como restauradora de móveis e hoje trabalha com objetos de decoração feitos com fios de malha e foi até o espaço para se informar como iniciar outra atividade empreendedora. A ideia é abrir um e-commerce oferecendo produtos de escola e papelaria para crianças, mas durante a consulta, descobriu que o material que deseja usar, o EVA, não é recomendado para itens infantis, pela toxicidade. “Estava bem perdida, vim buscar orientação e não tinha pensando nisso, de avaliar a sustentabilidade do material. Como quero importar os produtos, agora ficarei mais atenta neste ponto”, contou.

Feira do Empreendedor
Quando: 5 a 8 de outubro, das 10h às 20h
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo
Inscrições: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou 0800 570 0800
Entrada gratuita. Proibida a entrada de animais. Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Tags: Feira do Empreendedor