FE 2019

Feira do Empreendedor: Indústria 4.0 vai muito além da indústria

Visitante encontra no espaço orientações sobre como aproveitar as inovações tecnológicas no seu negócio, qualquer que seja o setor

Inovação, tecnologia, automação. Esses são alguns dos temas presentes no espaço Indústria 4.0 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. “Apesar do nome indústria, o espaço abrange tecnologias que podem ser aplicadas em outros setores como comércio e serviços”, explica o gestor do estande e consultor do Sebrae-SP, Marcelo Sarro.

São quatro palestras por dia de aproximadamente 30 minutos cada, em que o público recebe informações sobre o que representa a chamada quarta revolução industrial ou indústria 4.0, faz uma visita guiada pelo local e confere de perto máquinas usadas para essa finalidade.

O conceito envolve computação em nuvem, cibersegurança, realidade aumentada, impressão 3D, por exemplo. A ideia é que os visitantes do espaço conheçam mais sobre o assunto e tenham condições de levar isso para seus negócios.

Segundo Sarro, a pequena empresa pode usar o conhecimento na área não só nas suas operações - ­como no caso de impressoras 3D, cujos preços têm diminuído - como pode se especiali­zar e prestar serviços para companhias maiores.

No entanto, qualificação é o ponto-chave. “É uma área que exige conhecimento aprofundado, pois a capacitação está por trás dessas inovações”, ressalta Sarro.

É o caso de Leandro Lopes, ex-bancário que foi à Feira em busca de oportunidades. “Penso em empreender na área de marketing digital ou e-commerce e a Feira pode ajudar a despertar interesse em algum negócio.”

No espaço Indústria 4.0, Lopes assistiu a uma palestra sobre profissões do futuro, que aborda a substituição do homem por máquinas em determinadas funções. Ele conta que já tinha algum conhecimento do assunto, mas avalia a iniciativa do Sebrae-SP como excelente, pois permite às pessoas se atualizarem para não serem trocadas por robôs.

As mudanças promovidas pela tecnologia e a atualização profissional também atraíram a psicóloga e consultora de vida e carreira Ana Maria Bicalho Perrucci. “A palestra ajudou a dar uma visão, porque esse é um tema presente nas conversas com meus clientes, que temem perder o emprego para máquinas.”

Sobre a Feira do Empreendedor

 Considerada o maior evento de empreendedorismo da América Latina, a Feira ocorre de 5 a 8 de outubro, das 10h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no endereço feiradoempreendedor.sebraesp.com.br. A oitava edição do evento deve reunir mais de 500 expositores numa área de 45 mil m². São esperadas 150 mil pessoas nos quatro dias de evento.

 

Tags: Feira do Empreendedor