Meio Ambiente

Cuidados com meio ambiente ajudam a reduzir custos das empresas

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que 48,7% das dos pequenos negócios que tomaram medidas nesse sentido diminuíram suas despesas

A preocupação com o meio ambiente pode proporcionar bons resultados nas finanças das empresas. Pesquisa do Sebrae-SP mostra que, nos últimos 12 meses, 35,7% das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas tomaram alguma medida para reduzir o impacto de sua ação no meio ambiente e, destas, 48,7% tiveram alguma redução nos seus custos. 

Entre as principais providências colocadas em prática estão uso da coleta seletiva de lixo (45,9%), troca de lâmpadas por modelos mais econômicos (27,5%), controle do consumo de papel (27,3%), reciclagem de pilhas, baterias e pneus (21,2%), uso de materiais reciclados (19,2%), controle do uso da água (17,2%) e controle do uso de energia elétrica (16,9%).

A pesquisa revelou também que 58% das MPEs não tomaram nenhuma medida para reduzir o impacto de sua ação no meio ambiente. A principal justificativa (68,3%) é a ideia de que a ação da empresa não produz efeito nesse sentido. 

O levantamento foi realizado em abril por meio de entrevistas com 1,7 mil MPEs com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões dos setores de comércio, indústria e serviços.

 

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

- Utilize sensores de presença em corredores e apague as lâmpadas dos ambientes desocupados

- Aproveite a iluminação natural ao máximo e reduza o uso de lâmpadas durante o dia

- Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou LED

- Pinte as paredes e tetos com cores claras

- Instale os aparelhos de ar condicionado na parte superior dos ambientes

- Quando o ar-condicionado estiver ligado, deixe portas e janelas fechadas

- Limpe o filtro de ar dos aparelhos de ar condicionado a cada 15 dias: melhora o desempenho e economiza energia