Capacitação

Capão Bonito recebe curso de capacitação gratuito para comerciantes aproveitarem a “Black Capão”

Iniciativa do Sebrae, ACIAP e Prefeitura Municipal visa capacitar comerciantes para o maior evento de liquidação de estoque da região Sudoeste Paulista durante a semana do Dia Mundial do Consumidor; inscrições gratuitas já estão abertas

Dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e, em 2021, para estimular o comércio de Capão Bonito, a cidade será palco do “Black Capão”, o maior evento de liquidação de estoque da região Sudoeste Paulista. Para capacitar os comerciantes para este evento, Sebrae, ACIAP e Prefeitura Municipal se uniram para oferecer um curso online de capacitação gratuito entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Os inscritos ainda poderão agendar consultorias individuais gratuitas entre os dias 01 e 05 de março. Interessados podem buscar mais informações pelos telefones (15) 3543-8181 (ACIAP) e (15) 3542-4053 (Sebrae Aqui). As vagas são limitadas. 

Muitos empreendedores utilizam o Dia Mundial do Consumidor para fazer promoções com o objetivo de captar a atenção dos clientes e aumentar suas vendas. No entanto, a pandemia de Covid-19 gerou um grande impacto sobre a economia forçando empresários a repensarem seus modelos de comercialização. Para seguir fazendo a roda girar, Sebrae, ACIAP e Prefeitura Municipal se uniram para promover a campanha “Black Capão – Mega Liquidação”, com adesão dos empresários locais. O evento aproveita a data comemorativa de 15 de março, mas se entende até o dia 20. 

Mas em nada adianta promover descontos sem saber exatamente como fazer isso de uma forma sadia para os negócios. Para isso as entidades prepararam um curso prévio, online e gratuito, para os comerciantes interessados. A programação segue um fluxo para que o empresário tenha uma gestão mais eficiente de seu estoque para a liquidação “Black Capão”, calcule sua margem de lucro para vendas com descontos, crie um marketing atraente e motive sua equipe de vendas, tudo isso pensando no aumento de faturamento dos pequenos comerciantes de Capão Bonito. 

Para o gerente regional do Sebrae, Luís Guilherme Guerra Sanches, a capacitação é fundamental na vida dos empreendedores, principalmente em uma época em que o comportamento dos consumidores mudou. “A pandemia impactou de formas diferentes os setores do comércio e serviços. Enquanto algumas empresas passaram por dificuldades ou fecharam, outras se fortaleceram ou foram constituídas. Ser empreendedor é desafiador e aqueles que estiverem melhor preparados tendem a ter mais sucesso”. 

Eduardo Galvão, analista de negócios do Sebrae responsável pelas ações da entidade em Capão Bonito, destaca que vender não é tão fácil quanto parece. “Os comerciantes precisam ter em mente que as vendas são como um combustível de um veículo ou como o oxigênio para uma pessoa. Sem as vendas, a empresa não sairá do lugar ou simplesmente não existe. Nesse curso gratuito vamos ensinar o caminho estratégico das vendas, passando desde a organização do estoque, preço correto, marketing adequado, até a importância de ter uma equipe engajada e motivada com os objetivos do negócio”. 

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Capão Bonito, Ary Russo, o “Black Capão” será útil para todos os munícipes. “Essa iniciativa visa aquecer o comércio do município gerando boas oportunidades para os lojistas, mas principalmente para os consumidores que poderão adquirir aquele produto tão sonhado com um bom desconto”.